terça-feira, 1 de março de 2011

O que levar em conta ao escolher um portão? Quais são as características de cada tipo?

por Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fachada com portão de ferro de duas folhas. Dependendo das dimensões, o material pode tornar o portão pesado demais, dificultando a abertura manual ou exigindo um motor mais potente

A maioria das nossas casas e prédios tem o seu fechamento no limite do lote, em frente à rua de acesso, feito por portões. Os portões podem ser apenas para a circulação de pedestres ou podem permitir a passagem de um ou mais veículos. Podem ser altos ou baixos e fabricados com diversos materiais, tendo a sua abertura manual ou automática. Mas quais são as características mais importantes a se levar em conta na hora de adquirir um portão?

Dimensões
A primeira preocupação deve ser com relação às dimensões do portão e para que ele servirá. Se for apenas um portão de pedestres, pode ser pequeno. Mas se for um portão de garagem, o ideal é que ele seja um pouco mais largo do que um carro grande. Assim, o motorista tem uma folga na hora de passar.

A altura é outra consideração importante. É necessário ver se o portão precisa ser alto por questões de segurança ou se pode ser baixinho, que, em geral, fica muito mais bonito. Quanto maior e mais alto for o portão, mais pesado ele será e, portanto, mais força (manual ou um motor mais parrudo) será necessária para manuseá-lo. Leve isso em consideração na hora da escolha.

Materiais


Portões de madeira devem ser lixados e envernizados, ou pintados, para que resistam às ações do tempo

Os portões podem ser feitos de diversos materiais. Os mais comuns são o ferro, o alumínio e a madeira. São muito comuns, também, portões que misturam esses materiais, com diversos formatos e motivos decorativos. Podemos ver, ainda, portões de vidro, policarbonato, bambu, entre outros.

O que é importante verificar, além do fator estético, é a resistência, o peso e a durabilidade. Um portão de segurança deve ser fabricado com materiais mais resistentes e fortes. Materiais como bambu ou policarbonato tendem a ser mais frágeis e podem não suportar ataques.

Portões muito grandes de ferro, por exemplo, tendem a ficar muito pesados. Se o acionamento for manual, pode ser difícil manuseá-lo. Se o acionamento for automático, será necessário um motor mais forte e caro para abri-lo. O alumínio, nesse caso, pode ser uma boa opção para se ter um portão grande, leve e durável. Entretanto, o alumínio é mais caro.

Como estão normalmente expostos à chuva e ao sol, os portões são bastantes castigados pelo tempo. Por isso, a durabilidade é uma questão importantíssima. Portões de ferro devem ser pintados periodicamente para que não enferrujem, e é especialmente importante tratá-los contra corrosão antes de aplicar a tinta.

Portões de madeira também devem ser lixados e envernizados, ou pintados, para que a madeira não apodreça com o tempo. Outros materiais, como o alumínio, têm manutenção muito mais simples e, muitas vezes, essa facilidade compensa o desembolso inicial mais alto. Cuide bem do seu portão para que ele tenha uma vida longa.

Forma de abertura
As formas mais comuns de abertura são: de abrir, de correr, basculantes e pivotantes. Há, ainda, outras formas específicas que requerem projetos especiais, mas essas são as mais comuns. A decisão deve ser tomada após considerar vários fatores.

Para portões automatizados, os melhores são os de correr e os de bascular. Os basculantes, entretanto, necessitam de uma viga superior para se movimentar. Isso nem sempre é possível ou esteticamente desejável. Se os portões forem manuais e muito grandes, são preferíveis os de abrir aos basculantes, que podem ter o seu acionamento dificultado.

Antes de colocar um portão de abrir na sua casa, verifique se o espaço necessário para a abertura das folhas estará desimpedido ou se ali haverá um carro, por exemplo. Veja se ele abrirá para dentro ou para fora. No caso de se utilizar portões de correr, veja se há espaço para as folhas correrem. Elas não podem invadir a casa do vizinho.

Abertura manual ou automática
Os portões podem ter sua abertura manual ou automática. Há diversos fabricantes de motores para portões, que são relativamente simples e acessíveis. Se o portão for automatizado, escolha um fabricante conhecido e preste atenção para a forma de abertura. Para abrir portões de duas folhas, são necessários dois motores. Logo, a intenção de automatizar ou não um portão pode decidir a forma de abertura dele.

É importante dizer que os portões de correr ou basculantes (que funcionam com um contra-peso) funcionam melhor do que os de abrir quando automatizados, já que para abrir não se usa contra-peso e os motores são mais requisitados. É comum vermos nos portões de duas folhas uma abrindo antes da outra ou a abertura ocorrer em pequenos trancos após algum tempo de uso.

Pronto ou sob medida
Por fim, é importante ver se o portão a ser adquirido será um pronto, disponível no mercado, ou se será feito sob medida. Os portões comprados prontos, normalmente, têm menor custo. Os sob medida têm a vantagem de se adequar perfeitamente ao espaço e à forma de abrir desejada.

Encomendando um, também há mais liberdade com relação aos materiais, formas ou motivos decorativos. Na hora de decidir, há muitas empresas que realizam uma grande variedade de portões. Consulte um vendedor especializado e solicite um orçamento, já que eles são normalmente sem compromisso. Analise cuidadosamente o custo-benefício antes de decidir, assim você terá um portão belo, funcional, seguro e durável.

Fonte: Uol Casa e Imóveis

5 comentários:

  1. olá! estou na batalha dos gradis e portões lápra casa, andei pesquisando e cheguei a uns feitos de pvc especial, preenchidos de concreto, vc já ouviu falar? (www.pevecerca.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cê, nunca ouvi falar desses portões não!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma franquia no ES. 10 anos de garantia e o R$ não é muito diferente dos outros. Preço e qualidade com garantia e sem manutenção.
    Rubens
    Pevecerca Guriri

    ResponderExcluir
  4. bom dia eu queria saber se vcs fazem grades de janelas e portas residenciais.
    desde já agradeço a informação

    ResponderExcluir
  5. oi bom dia esse material em pvc pode ser feito para quem mora em beirada de praia ?qual a durabilidade sem enferrujar?porque eu moro a 4 ruas da praia e queria muito fazer umas grades em pvc

    ResponderExcluir