sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fritadeira que substitui óleo por ar chega ao Brasil em outubro a R$ 700


A Philips anunciou nesta quinta-feira (1) o lançamento em outubro, no Brasil, de sua fritadeira que não usa óleo. O preço sugerido para o mercado local é de R$ 700. A AirFryer já é vendida no mercado europeu e foi apresentada há exatamente um ano, na versão anterior da feira de tecnologia IFA, em Berlim.

Segundo o fabricante, a demora para o lançamento no Brasil deveu-se às adaptações necessárias para que o equipamento suportasse o tipo de alimento que os brasileiros, geralmente, fritam. Com essas adaptações será possível, por exemplo, preparar bolinho de chuva, bolinhas de queijo, coxinha, kibe, nuggets, etc. Tudo sem a necessidade de óleo nem de água para realizar a fritura: no lugar desses itens, entra o ar.

No lançamento da AirFryer, em 2010, o UOL Tecnologia experimentou batatas preparadas no equipamento e comprovou que não há alteração no sabor. Elas têm o mesmo gosto e textura que as batatas fritas convencionais. Apesar de o equipamento dispensar líquidos, o usuário pode colocar um pouco de água caso queira deixar, por exemplo, a casca de uma batata um pouco mais crocante. Ou mesmo colocar um pouco de azeite para mudar o gosto.

Como funciona?
O produto é ligado à tomada e precisa de alguns ajustes antes do uso. Ele então inicia um processo de alta rotatividade de ar sobre o alimento, que produz os mesmos efeitos do processo de fritura convencional. Essa tecnologia, chamada Rapid Air, elimina até 80% de gordura de batatas fritas, segundo o fabricante.

O manuseio da fritadeira é bem simples: basta colocar o alimento em um compartimento e ajustar o timer e a temperatura. A própria máquina vem com uma série de sugestões de tempo e “calor” para cada tipo de comida. Para fritar batatas, por exemplo, a máquina leva de 9 a 14 minutos em 200 graus Celsius. Para determinar a variação do tempo, cabe ao usuário escolher se quer uma batata mais tostada ou mais macia.

No Brasil, a fritadeira será vendida em apenas uma versão: branca com detalhes em lilás. Na Europa, uma nova versão do aparelho será lançada nas cores branca e preta e com mais um compartimento para poder fritar diferentes alimentos simultaneamente.

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia*
Berlim, Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário