segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dicas para economizar no casamento

O casamento de cada casal varia muito de acordo com o estilo dos noivos. Há aqueles que não abrem mão de uma enorme e luxuosa cerimônia e festa. Já existem outros que querem um casamento mais simples. Não importa qual é o seu estilo, mas sempre é possível economizar e deixar este momento, que não costuma ser barato, um pouco mais acessível. Separamos 20 dicas para ajudar você.


1 – Faça uma lista de convidados reduzida. Somente os amigos e parentes mais próximos devem ser convidados.
2 – Se você tiver algumas habilidades manuais, faça você mesmo o convite. Caso você não consiga fazer, na hora de escolher, prefira um modelo simples e elegante.
3 – Prefira fazer a cerimônia e a festa no mesmo local. Isso faz com que o aluguel saia mais barato. Se algum de seus amigos ou familiares tiver um casa de campo ou chácara, vale pedir para fazer tudo lá. Assim, você poderá economizar bastante no aluguel do espaço ou até mesmo não pagar nada.
4 – Alugue o local com bastante antecedência. Porém, certifique-se de que há um limite para o aumento de preços.
5 – Evite datas próximas aos feriados. Isso dificulta o acesso aos serviços e encarece o preço de tudo.
6 – Case-se pela manhã ou à tarde. Durante o dia, as pessoas bebem menos. Além disso, você não precisará gastar com a iluminação. O traje dos noivos também é mais simples em festas à luz do dia, o que pode ajudar a economizar. Além disso, os salões de beleza podem reservar horários diurnos por um preço menor.
7 – Se souber se maquiar sozinha ou tiver uma amiga que saiba, que tal dispensar um maquiador profissional? O penteado também pode ser simples. Casamentos diurnos vão bem com cabelos soltos ou ondulados, feitos com modelador de fios.
8 – Diminua o tempo de recepção de 4 a 6 horas para 3 a 4 horas.
9 – Alugue o vestido dos seus sonhos. O primeiro aluguel é uma ótima opção e não sai tão caro.
10 – Evite convidar muitas daminhas e pajens. Se o casamento for diurno, não é necessária a presença de crianças. Quando você as convida, é indelicado não se oferecer para pagar a confecção ou aluguel dos trajes.
11 – Os itens de decoração, como mesas e cadeiras, podem ser alugados. Sai bem mais em conta do que comprar.
12 – Para o buquê e a decoração, flores da estação saem mais em conta.
13 – Para a alimentação, frango e massas são mais baratos do que carne vermelha e frutos do mar e nem por isso são menos saborosos.
14 – De acordo com o horário escolhido para o casamento, não é necessário oferecer um almoço ou jantar. Existem outras opções bem mais em conta e muito elegantes como: café da manhã, coquetel ou bolo com champanhe.
15 – Se você tem um amigo ou familiar cozinheiro de mão cheia, peça para ele fazer o bolo de casamento ou os docinhos.
16 – Libere o seu lado artista e faça lembrancinhas, arranjos de mesa, porta-guardanapos, embalagem dos bem-casados, enfeito do carro, entre outros.
17 – Dispense o DJ e a banda. Hoje em dia, apenas com um computador ou leitor de MP3, é possível animar uma festa. Prepare você mesmo uma boa lista de músicas.
18 – Que tal fazer de seus convidados os fotógrafos? Distribua câmeras descartáveis entre os presentes, para que eles façam o registro da festa, escolhendo os momentos que acharem mais especiais. Assim você dispensa os gastos com um fotógrafo profissional.
19 – Encomende dois bolos: um decorado menor, apenas para cortar na hora das fotos e outro simples, sem decoração, mas do mesmo sabor que será cortado na cozinha para ser servido aos convidados.
20 – Tenha cuidado ao notificar a quantidade final de convidados ao buffet. Você pagará pelo número informado, mesmo que alguns convidados não compareçam.

Fonte: Noivas On Line , Uol Mulher Casamento e Blog camicado


Nenhum comentário:

Postar um comentário